segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PJ faz buscas na Junta de Freguesia de Esmoriz


A Junta de Freguesia de Esmoriz, concelho de Ovar, foi esta segunda-feira sujeita a buscas pela Polícia Judiciária, cujos inspetores, segundo o secretário do Executivo, aí terão também recolhido o depoimento de alguns munícipes.

A Assembleia de Freguesia de Esmoriz foi recentemente destituída, após o que a Secretaria de Estado da Administração Local anunciou já eleições intercalares para o próximo dia 13 de janeiro, mas Jerónimo Alves garantiu à Lusa que as buscas se devem apenas ao processo de averiguações iniciado por essa autoridade policial já no final do verão de 2011.

"O Executivo do PS realizou uma auditoria à junta mal tomou posse, depois encaminhou o relatório de resultados para as entidades competentes e, ao que conseguimos apurar, terá sido uma juíza que remeteu o caso para a PJ", conta o secretário da Junta. "Desde o ano passado já houve outras buscas, mas hoje terá sido o dia em que a PJ lá passou mais tempo, a ver documentação e também a recolher depoimentos".

De acordo com esse responsável, na origem do processo estarão as irregularidades detetadas na auditoria quanto aos 12 anos de governação local pela lista de independentes presidida pelo ex-autarca Alcides Alves.

"Basta ver que assumimos a Junta com 200 mil euros de dívidas às coletividades e 130 mil euros de dívidas a fornecedores", recorda Jerónimo Alves, "e alguns destes valores tinham estado escamoteados nas contas da freguesia".

A Polícia Judiciária estará, por isso, a verificar documentos que, ainda segundo o atual secretário da Junta, chegam a remontar "à década de 90".

A Lusa tentou contactar o anterior presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, mas esse não esteve contactável.

Procurou ainda ouvir a atual chefe do Executivo local, mas essa também não esteve disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário